Enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal

Conheça algumas histórias, curiosidades e fatos sobre o nosso Vascão!

É assim que começa o grito da torcida vascaína, desde o tempo em clube ainda não jogava futebol, mas já brilhava nas competições de remo. Se você sabia disso, parabéns: pode se considerar um verdadeiro torcedor do Vasco! Se ainda não sabia, não faz mal. Porque a turminha do Almirantinho está aqui justamente para contar essas e outras histórias, para você e para os milhões de pequenos vascaínos que existem pelo Brasil (e pelo mundo) afora. Histórias desde a fundação em 1898, quando um grupo de portugueses e seus descendentes que moravam no Rio de Janeiro resolveram batizá-lo em homenagem a um grande navegador, também português, chamado Vasco da Gama, até os campeonatos que seu avô, seu pai e até você mesmo viu de perto. Fique ligado! E ao Vasco, tudoooo!

Vasco da Gama - Site Infantil - Histórias do Almirante
Vasco da Gama - Site Infantil - Conheça nossa Turminha

O Gigante da Colina Os vascaínos, decididos a fazer do Vasco um clube grade, partiram para a construção do estádio de São Januario, que foi o maior da America Latina durante muito tempo. Compraram um terreno numa colina em São Cristovão que no século XIX, tinha sido a chácara da Marquesa de Santos. Por isso o Vasco também é chamado de "O Gigante da Colina".

Os Três Patetas. O trio de atacantes do "Expresso da Vitória"era conhecido como "os três patetas". Lelé, Isaias e Jair jogavam o verdadeiro futebol-arte. Eram chamados assim por causa das jogadas geniais dessa trinca, que fazia os torcedores caírem na risada.

Gandula. Gandula (nome completo: Gandulla) foi um jogador argentino que jogou no Vasco em 1939. Ele sempre buscava a bola que saía de campo e entregava pro jogador que ia repô-la em jogo (mesmo que este jogador fosse do time adversário). Quando, mais tarde, essa função de devolver as bolas para o campo passou a ser dos garotos contratados, o público começou a chamá-los de "Gandula", o ex-craque vascaíno.

Recorde de Goleada. A maior goleada do futebol carioca profissional de todos os tempos foi Vasco 14 a 1 no Canto do Rio, em 1947. Qual era o time do Vasco? O Expresso da Vitória, é claro!

A Capital com dois carros. No ano da fundação do Vasco, o Rio de Janeiro tinha 600 mil habitantes (hoje tem quase 6 milhões!) e só existiam dois carros na cidade (devia ser bem mais fácil ir pra escola sem trânsito). Isso é que é tradição!

Textos extraídos do livro: "Meu Pequeno Vascaíno" de Fernanda Abreu e Fernando Romeiro.

Vasco da Gama - Site Infantil - Conheça nossa Turminha
Vasco da Gama - Site Infantil - barbosinha
Site desenvolvido pela Agência Zen